4 truques para lavar alfaces: saúde e sabor para você

lavar alfaces
Saiba como higienizar as folhas de alface em casa - como na foto do Pinterest

Lavar alfaces é muito importante para que o consumo da hortaliça seja seguro e livre de produtos tóxicos, microrganismos e sujeira.

Para isso, existem várias técnicas. Elas conseguem eliminar até as partículas invisíveis aos olhos.

Esses truques podem ser utilizados também para higienizar frutas e verduras. São versáteis e muito úteis no dia a dia na cozinha.

1.Lavagem por imersão com vinagre

lavar alfaces
Foto do Pinterest de uma Alface fresquinha

Uma das formas de lavar alfaces mais comum é com o uso de água e vinagre de maçã ou de álcool. É uma maneira natural de higienizar as folhas.

Para isso, passe água corrente pelas folhas. Logo depois, encha uma tigela com água fria e adicione 1 a 2 colheres de sopa de vinagre.

Em seguida, mergulhe as folhas de alface na solução. Deixe-as descansar ali por 10 a 15 minutos. Após esse tempo, descarte a solução.

Para finalizar, enxágue todas as folhas, uma a uma, sob água corrente. Escorra a água em excesso e depois consuma ou guarde em um pote com tampa na geladeira.

2.Enxágue rápido em água corrente

Essa maneira de lavar alfaces pode ser utilizada para limpar hortaliças orgânicas, em que o objetivo é apenas eliminar a terra e poeiras que estão sobre as folhas.

Comece separando as folhas da cabeça de alface. Então, enxágue as folhas, uma a uma, rapidamente sob água corrente. Esfregue cada uma delas de forma suave.

Certifique-se de enxaguar todas as partes, incluindo as dobras. Para finalizar, seque as folhas com uma centrífuga ou papel toalha.

3.Lavagem com bicarbonato de sódio

lavar alfaces
Aprenda truques para lavar alface em casa – foto do Pinterest

Não é novidade para ninguém que o bicarbonato de sódio é um grande aliado das tarefas domésticas. Pois saiba que ele também é útil para lavar alfaces.

Para usá-lo, comece enchendo uma tigela com água fria. Na sequência, adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e misture bem.

Lave as folhas sob água corrente. Feito isso, mergulhe-as na solução de água com bicarbonato de sódio.

Deixe as folhas descansarem ali por 10 a 15 minutos. Por fim, enxágue-as bem sob água corrente. Escorra a alface, passe-a em uma centrífuga ou seque-a com papel toalha.

4.Lavagem em água com limão

O limão é outro aliado da limpeza e que pode ser utilizado para limpar alfaces. É uma alternativa bastante acessível e prática.

Para usar essa técnica, primeiro faça a lavagem superficial das folhas em água corrente. em segundo lugar, esprema o suco de meio limão em uma bacia com água fria.

Por fim, mergulhe as folhas de alface na solução por alguns minutos. Finalize fazendo o enxágue da hortaliça sob água corrente e depois elimine a água em excesso.

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
creme de maionese tudo gostoso ana maria
biscoitinhos de Paçoca fácil simples
mini bolo de milho tudo gostoso receita
pinhão sem panela pressão ana maria simples