4 dicas para escolher abacates maduros

escolher abacates
Delicioso abacate - escolhido no ponto certo - como na foto do Pinterest

Saber como escolher abacates é uma forma de garantir o uso rápido do ingrediente, sabor e qualidade.

Afinal, quem nunca comprou a fruta e, ao chegar em casa, percebeu que estava verde ou, pior, passado do ponto? Isso pode ser bastante frustrante.

Para que suas receitas com abacate tenham o sabor esperado, é crucial que a fruta esteja em bom estado. É possível descobrir isso com alguns truques simples e eficazes.

1.Observe a coloração da casca do abacate

escolher abacates
Nessa foto do Pinterest você vê um abacate no ponto certo

Ao ir ao mercado escolher um abacate, a primeira dica é conferir a cor da casca da fruta. Embora ela possa variar de acordo com a variedade, dá indícios sobre o estado interior.

Um bom abacate terá uma cor uniforme ao longo de toda a extensão da casca. Ela geralmente é escura, podendo variar entre verde e roxo.

Evite abacates com manchas escuras, portanto. Isso pode indicar que a fruta já passou do ponto e que não está ideal para o consumo.

2.Confira a textura da fruta

Além da cor da fruta, escolher abacates requer a conferência da textura da casca. Por isso, dê uma leve pressionada com as pontas dos dedos.

Um abacate maduro cederá ligeiramente à pressão, mas não deve estar excessivamente mole. Isso indicaria que ele já passou do ponto.

Por outro lado, caso ainda esteja duro e não ceda em nada ao toque, o abacate está verde. Assim, requer a espera de alguns dias para que esteja pronto ao consumo.

3.Remova o cabinho

Outro truque especial para escolher abacate é remover o cabinho que fica na parte superior da fruta.

Caso o cabo se solte facilmente ao ser levemente girado, é provável que o abacate esteja maduro. Se ele estiver difícil de remover, deve estar verde.

4.Verifique a área exposta pela retirada do caule

Por fim, ao escolher abacates também verifique a parte que fica exposta após a retirada do cabinho da fruta.

Essa região, que nada mais é do que parte da polpa da fruta, deve estar verde clara ou amarelada. Caso esteja marrom, a fruta passou do ponto.

Quais receitas fazer com abacate?

escolher abacates
Olha essa foto do Pinterest e veja como escolher um abacate

O abacate é uma fruta extremamente nutritiva, que conta com diversas vitaminas e óleos importantes para o bom funcionamento do organismo.

Agora que você já sabe escolher abacates, não deixe de utilizá-los no dia a dia. A guacamole é uma opção para o café da manhã ou lanche, bem como salada no almoço.

Já o picolé de abacate é refrescante, uma sobremesa saudável. A salada com abacate

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
creme de maionese tudo gostoso ana maria
biscoitinhos de Paçoca fácil simples
mini bolo de milho tudo gostoso receita
pinhão sem panela pressão ana maria simples