Como fazer a cura de assadeiras antiaderentes novas: O JEITO CERTO

Assim como as panelas antiaderentes, é necessário fazer a cura das assadeiras, para que elas mantenham a proteção por mais tempo.

Dessa forma, você terá assadeiras sem grudar os alimentos por muito mais tempo e poderá preparar receitas deliciosas, como o quibe assado no forno.

Por isso, veja a seguir o jeito correto para fazer o processo de cura, e aumente a vida útil das suas assadeiras e demais itens antiaderentes da sua casa.

Como fazer a cura de assadeiras antiaderentes?

Toda a panela que compramos antiaderente precisa passar pelo processo de cura. Logo, as assadeiras também precisam, mas a forma de fazer é um pouco diferente.

Para isso, comece retirando a assadeira da embalagem e tire todo o excesso de cola presente no seu interior ou em qualquer parte exterior.

Em seguida, com o auxílio de uma esponja bem macia e preferencialmente anti riscos, passe na assadeira com água e detergente neutro para tirar toda a sujeira.

Após isso, lave bem em água corrente e seque por completo usando um pano de prato limpinho.

Feito isso, com o auxílio de um pincel espalhe óleo em toda a assadeira, tanto na parte externa quanto na interna, e remova o excesso com papel toalha.

Leve ao forno preaquecido em 240° por 1 minuto e depois retire. Espere esfriar, e lave com detergente neutro.

Por fim, sua assadeira já estará pronta para uso após secar completamente!

Por que fazer a cura de assadeiras antiaderentes?

O processo de cura de itens antiaderentes é um processo antigo, feito por nossas mães e avós, usando óleo em toda a superfície em panelas de ferro.

No entanto, mesmo que os materiais tenham evoluído, esse processo ainda é válido, pois aumenta a vida útil dos produtos, permitindo que eles durem por muito mais tempo.

Nas panelas de ferro, o processo de cura evitava que ela enferrujasse logo nos primeiros usos, além de ficar mais resistente.

O mesmo ocorre nos produtos antiaderentes, porém a diferença é apenas a função do processo, que nesse caso, é para aumentar a durabilidade do teflon.

Quais são os principais cuidados com utensílios antiaderentes?

Além do processo de cura de assadeiras e panelas antiaderentes, existem outros cuidados que são importantes para manter a durabilidade, como:

  • Evite riscos de qualquer tipo: use sempre materiais adequados, como plástico, madeira ou silicone;
  • Lave sempre após o uso: assim, não terá o risco de alimento grudar e ter que recorrer a um processo que cause riscos ou danos ao material;
  • Utilize esponjas anti riscos: esqueça as esponjas comuns e prefira aquelas que são anti riscos, para não correr o risco de riscar sua assadeira.

Dessa forma, você consegue manter suas panelas e assadeiras sem riscos, durando muito mais tempo!

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
pão de flocão simples fácil
torta de banana com aveia prática demais
Pão de queijo de frigideira de tapioca é o melhor receita