Segredos para tirar fungos de horta: salve suas plantas com o que tem em casa

Em horta caseira, é muito comum ocorrer a presença de fungos, mas nem sempre é tão simples tirar. Os produtos específicos, costumam ter um custo mais elevado.

No entanto, existem soluções caseiras que você pode investir para deixar sua horta bonita e saudável durante o ano todo.

Por isso, separamos alguns segredinhos (que são bem simples), mas que farão com suas plantas fiquem lindas, e livre de pragas e fungos. Veja!

Use detergente para tirar fungos de horta

O detergente é um aliado poderoso para tirar os fungos da horta, desde mais simples, até as cochonilhas e oídio.

Elas não apenas eliminam os fungos, como também impede que novas pragas se aproximem das ervas e plantas da sua horta.

Para isso, misture ½ colher de sopa de detergente neutro com 500ml de água filtrada, e borrife nas suas plantas após a rega.

Pode ser aplicado diariamente. No entanto, quando perceber que não tem mais pragas, diminua a frequência para dia sim e dia não!

A água oxigenada te ajuda a tirar os fungos da horta

Agora, se sua horta estiver com fungos e pragas mais resistentes, o detergente pode não ser a melhor solução.

Essa solução não só atua em pragas comuns, como as cochonilhas, como lagartas, formigas e pulgões.

Para isso, misture 2 colheres de sopa de água oxigenada (só pode ser de 10 volumes), com 500ml de água filtrada. Coloque tudo no borrifador!

Essa mistura você pode aplicar diariamente, e inclusive no substrato, no vaso e até mesmo na terra.

Conte com o álcool isopropílico

O álcool isopropílico também pode ser uma boa ideia para acabar com pulgões e cochonilhas.

Para isso, basta borrifar o álcool em cima das suas plantas. Contudo, só pode ser álcool isopropílico, para não queimar as folhas e as raízes das plantas, causando até a sua morte.

Vinagre branco para espantar pragas e fungos da horta

Por fim, outra opção é o uso do vinagre branco, que é muito comum na rotina de limpeza da casa. Para isso, basta preparar uma solução de uma parte de vinagre branco para duas partes de água filtrada.

Aí, é só pulverizar nas plantas e no vaso semanalmente. Mas, em alguns casos, prefira aplicar de 15 em 15 dias. No entanto, só quando perceber que não há mais pragas e riscos para suas plantas.

Dessa forma, elas estarão sempre saudáveis e prontas para todas as estações, florescendo e dando frutos para você e sua família!

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
pão de flocão simples fácil
torta de banana com aveia prática demais
Pão de queijo de frigideira de tapioca é o melhor receita