Dia do Chimarrão com a receita tradicional e mais FÁCIL de fazer

receita chimarrão

Um dos maiores símbolos do Rio Grande do Sul é o chimarrão, tanto que essa receita ganhou até um dia em sua homenagem.

O dia nacional do chimarrão é comemorado no dia 24 de abril, uma data importante pela sua história e representatividade para o povo gaúcho.

Por isso, hoje você vai aprender a fazer um chimarrão bem tradicional na sua casa, e assim comemorar esse dia tão especial!

Como fazer a receita tradicional de chimarrão?

A receita tradicional de chimarrão é bem simples de fazer, precisa apenas de 2 ingredientes, a água quente e a erva-mate.

O mais importante para garantir o sabor do preparo é que a erva esteja bem fresquinha, para dar mais sabor ao chimarrão.

Por fim, não podemos esquecer a cuia, que faz parte desse processo de preparo, pois ela garante a preservação do sabor e da temperatura.

Pode fazer o chimarrão sem cuia?

Sim! Você consegue fazer o chimarrão sem cuia, principalmente se você for gaúcho e está em viagem, sem sua cuia!

Para isso, você vai precisar de uma bomba de chimarrão e uma caneca, para que assim seja possível filtrar a erva-mate.

No entanto, se também não tiver, utilize algo para coar a erva-mate da água, para evitar que você faça a ingestão, e aproveite o chimarrão como um chá.

Quais são as melhores marcas de chimarrão?

Existem muitas marcas que são comercializadas nos supermercados do Sul do Brasil. No entanto, algumas são consideradas como as melhores marcas de chimarrão do mercado.

Algumas dessas marcas já estão estabelecidas no mercado, seja pelo seu sabor, pelo seu preço ou pela qualidade dos seus produtos.

São elas:

  • Erva Mate Barão
  • Erva Mate Ximango
  • Erva Mate Arvorezinha
  • Erva Mate São José
  • Erva Mate Rei Verde

Posso adicionar outras ervas na receita original do chimarrão?

Se a sua intenção for tornar sua receita de chimarrão mais potente e mais saborosa, ou tornar seu chimarrão medicinal, você pode adicionar outras ervas.

A hortelã, por exemplo, é uma boa erva para ser adicionada ao chimarrão, ela tem propriedades digestivas e melhora a tosse, principalmente nos dias mais frios.

Já o alecrim também é uma excelente opção para ser incluído no chimarrão, ajuda na limpeza do fígado e ajuda a relaxar, principalmente depois de um dia agitado.

Por fim, a carqueja, mesmo com um sabor um pouco mais amargo, ela é uma boa escolha para ajudar no combate à gripe e resfriados.

Agora, é só escolher quais as ervas você vai adicionar no seu chimarrão e torna-lo ainda mais saboroso.

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
pãozinho integral da Ana Maria
lasanha com massa de panqueca tudo gostoso mais prático