Anvisa corre para tirar marcas de leite com FORMOL dos mercados

marcas de leite com formol

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) tirou das prateleiras duas marcas famosas de leite por conterem formol em sua composição.

Houve um pedido urgente de retirada dos supermercados, para evitar que os consumidores comprassem um produto que pudesse fazer mal para a saúde.

Mas, vamos te explicar tudo que aconteceu e como se desenrolou essa determinação a seguir.

Quais foram as marcas de leite com formol retiradas das prateleiras?

O caso começou em 2014, quando a ANVISA solicitou a retirada urgente das marcas Parmalat e Líder, que na época faziam parte do grupo LBR Lácteos.

Essa operação foi batizada como “Leite compensado”, onde as marcas foram acusadas de “batizar” o leite com formol.

De acordo com o Ministério Público, foram mais de 300 mil litros de leite adulterados distribuídos para São Paulo e Paraná.

A Parmalat, que já foi considerada como uma das melhores marcas de leite do mercado, perdeu muito prestígio e a confiança dos consumidores.

Quais foram os lotes suspensos?

Houve um novo pedido de suspensão por parte da ANVISA que ocorreu em 2023, a pedido da Secretária de Saúde do Paraná, para os seguintes lotes:

  • Lob 04 D 06:00 – fabricação em 13/02/2014
  • Lob 18 C 04:01- fabricação em 14/02/2014

Essa nova medida ocorreu devido a uma suspeita do Ministério Público de que esses lotes tivessem sido comercializados no Rio Grande do Sul.

Além disso, de acordo com o portal G1, o grupo LBR Lácteos publicou uma nota alertando o risco de contaminação para os consumidores.

Qual foi o posicionamento das empresas envolvidas?

O grupo LBR Lácteos publicou um posicionamento na época sobre o ocorrido, sinalizando que os lotes foram testados e não foram encontradas evidências de contaminação.

Mas, realizou um comunicado para o Ministério Público sobre a possibilidade de contaminação do leite adquirido pelo fornecedor do Rio Grande do Sul.

Além disso, ela se colocou à disposição para dúvidas e esclarecimentos aos clientes, e que para quem adquiriu os produtos citados dos lotes, poderia solicitar a troca ou a devolução por meio dos contatos.

Como escolher leite no mercado e evitar riscos como a contaminação por formol?

Existem alguns cuidados que devem ser tomados ao escolher leite comum e leite para crianças no supermercado.

A reputação da marca é um fator relevante, porém não pode ser decisivo. Pesquise sobre posicionamentos, lotes suspeitos e publicações da ANVISA.

Além disso, antes de chegar ao supermercado, veja nas páginas de reclamações o que os consumidores estão falando sobre a marca pretendida.

Por fim, não esqueça de pesquisar sobre a validade do leite que está sendo adquirido, para evitar leites próximo do vencimento ou já vencidos.

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
Espera Marido Gelado - Imagem por Cozinhando com Nathy
bolo de fubá sem açúcar tudo gostoso receita
Bolo de paçoca que tem uma cobertura sensação para não sobrar um pedacinho
Pipoca doce colorida receita ana maria