4 truques para manter estante de livros limpa: adeus bichos e poeira

Manter a estante de livros limpa pode ser um desafio, mas é uma tarefa de grande importância tanto para sua saúde quanto para o bem dos seus itens de leitura.

Os livros podem ser afetados pela presença de insetos e sujeira. Os primeiros tendem a deteriorar suas folhas, enquanto a segunda causa manchas.

Isso sem contar nas alergias e outras consequências à saúde que são decorrentes da poeira e da presença de microrganismos.

Por isso, é fundamental ter alguns cuidados em relação à estante de livros. Com eles, você tem como eliminar baratas, ácaros, traças e sujeira.

1.Utilize saquinhos com sílica gel

Primeiramente, saiba que não é apenas a sujeira e os insetos que podem causar prejuízos aos seus livros. A umidade também é prejudicial, pode causar mofo e danos.

Os saquinhos de sílica gel são ótimos aliados na luta contra a umidade, uma vez que eles a absorvem. Portanto, coloque alguns deles nas prateleiras da estante.

Substitua-os regularmente ou, então, seque-os conforme necessário. Isso irá garantir sua eficácia contínua na preservação dos seus livros e outros tipos de publicações.

2.Use capas protetoras para livros

A poeira e os pelos de animais estão dentre os vilões para os livros e sua conservação. Uma forma eficaz de protegê-los contra eles é ao utilizar capas protetoras.

Existem capas de plástico transparente ou de tecido que você pode colocar em cada livro individualmente ou, ainda, sobre um conjunto deles.

Elas auxiliam a manter a poeira longe. Também, protegem as páginas contra derramamentos acidentais de líquidos, bem como impedem o acesso de insetos.

3.Faça uma limpeza regular

Não tem jeito: a chave para manter sua estante de livros limpa e protegida é realizar uma limpeza completa regularmente.

Para isso, reserve um tempo a cada semana ou mês para limpar a estante e os livros, um a um. Use um pano seco para remover a poeira das capas dos livros e das prateleiras.

Um pincel macio, assim como um espanador ou aspirador de pó, também podem ser úteis para alcançar os cantos e retirar a poeira sem afetar seus livros.

4.Previna-se contra insetos

É necessário acabar com os insetos, como traças e ácaros! Eles estão entre as principais preocupações para os amantes de livros, pois eles podem acabar com as folhas e afetar sua saúde.

Para evitar infestações, mantenha a estante limpa e bem ventilada. Ainda, evite armazenar alimentos próximos aos livros, pois isso pode atrair insetos.

Além disso, caso você suspeite de uma infestação, promova uma dedetização o quanto antes.

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
pãozinho integral da Ana Maria
lasanha com massa de panqueca tudo gostoso mais prático