Como limpar ventilador mofado: vento sem nenhum cheiro

limpar ventilador mofado
Veja essa dica para limpar seu ventilador que achamos no YouTube

Limpar ventilador mofado é essencial para usá-lo com segurança. Afinal, os fungos responsáveis pelo bolor são prejudiciais à saúde e podem causar doenças.

Além disso, quando o ventilador é utilizado embolorado, o ambiente tende a ficar com cheiro de mofo. E isso é bastante desagradável e pode acabar com o conforto do cômodo.

Caso seu ventilador esteja nesta situação, não se preocupe, pois tem como limpar ventilador com ingredientes comuns e poderosos.

Como limpar ventilador mofado?

limpar ventilador mofado
Foto do YouTube para te mostrar que é simples limpar ventilador

Para limpar um ventilador mofado, retire-o da tomada. Em seguida, remova as partes removíveis, como as pás e a grade.

Neste momento, você pode usar uma misturinha de bicarbonato de sódio com água. Coloque 1/14 de xícara de bicarbonato para cada xícara de água.

Em seguida, umedeça um pano ou esponja nesta solução. Outra possibilidade é borrifá-la e, depois, esfregá-la diretamente sobre as peças.

Lembre-se de cobrir o motor antes de usar a solução. Não o molhe em hipótese alguma. Para limpar essa parte mais delicada, use cotonetes e aspirador de pó.

Como tirar mofo preto de plástico?

O mofo preto indica que o bolor já está há um bom tempo sobre o ventilador. Neste caso, é comum que o bolor fique impregnado sobre as peças e dificulta a retirada.

Mas não se preocupe, ainda assim é possível limpar o ventilador mofado. Para isso, faça uma mistura com vinagre de álcool e água (em proporções iguais).

Depois, passe-a sobre as peças com auxílio de um pano. Lembre-se de secá-las bem antes de remontar o ventilador.

O que é melhor para tirar mofo vinagre ou água sanitária?

limpar ventilador mofado
Foto do YouTube com uma dica incrível e simples para tirar mofo do ventilador

Ambos são ingredientes eficazes contra o mofo e cada um age da sua própria forma. Contudo, ambos podem ser úteis para limpar ventilador mofado.

O vinagre possui propriedades antifúngicas e é um desinfetante natural. Todavia, ele pode ser mais eficaz em superfícies como tecidos, azulejos, rejuntes e paredes.

Por outro lado, a água sanitária é poderosa em superfícies duras e não porosas. Porém, é preciso usá-la com cuidado em razão da emissão de vapores que podem intoxicar.

Caso a solução com vinagre ou com bicarbonato não dê conta de limpar o ventilador mofado, use a água sanitária. Mas lembre-se de usá-la com atenção.

Como evitar que o ventilador mofe?

O mofo decorre do excesso de umidade, que permite que os fungos se proliferem sobre as superfícies. Especialmente em ambientes sem incidência de luz.

Para evitar que o ventilador fique mofado novamente, busque guardá-lo em um local com pouca umidade. Igualmente, retire-o para ventilar periodicamente.

Além disso, inclua a limpeza dele na sua rotina de cuidados domésticos. Com isso, é possível eliminar sujeiras e mofos assim que eles surgirem.

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
purê de batata sem lactose tudo gostoso ana maria
lasanha de berinjela empanada tudo gostoso
Bolos e Tortas O bolo de chocolate da vovó vai esquentar seu coração
Tempo 30m
Porção 4 bolo de chocolate da vovó