4 truques para manter escorredor de pratos limpo

escorredor de pratos limpo
Saiba como manter seu escorredor limpinho como esse do YouTube

Manter o escorredor de pratos limpo é essencial para manter sua saúde alimentar. Afinal, no item podem se proliferar microrganismos em razão do acúmulo de água e restos de comida.

Apesar disso, muitas pessoas não dão atenção à necessária limpeza dele. Isso pode ser um erro e causar uma série de consequências negativas.

Conhecer truques para manter o escorredor de bambu limpo – assim como de outros materiais como aço inox e plástico – é cuidar da sua saúde.

Desinfecção com água sanitária e água

escorredor de pratos limpo
Olha a limpeza desse escorredor de pratos que achamos no YouTube

O escorredor de pratos pode ser uma fonte de microrganismos nocivos à saúde humana. Caso ele não seja higienizado corretamente, pode causar infecções, dores e vômitos.

Por isso, uma ótima maneira de mantê-lo limpo é por meio de uma receita com água sanitária e água. Basta usá-la durante 1 vez na semana para manter o item limpo.

Para isso, misture 200 ml de água sanitária, dessas que você usa normalmente para a faxina, em 800 ml de água.

Depois, coloque o escorredor na mistura e deixe-o descansar nela, imerso, por pelo menos 60 minutos. Depois, faça o enxágue e seque-o.

Evite deixá-lo exposto sobre a pia

Muitas pessoas costumam usar o escorredor e mantê-lo indefinidamente sobre a pia ou a bancada da cozinha.

Todavia, isso pode fazer com que ele fique exposto a respingos dos preparos de comida. Igualmente, ele tende a acumular poeira e microrganismos.

Portanto, evite deixar o item exposto. Para ter um escorredor de pratos limpo, seque-o logo após usá-lo. Em seguida, guarde-o em um local adequado, que deve ser arejado.

Óleo mineral para escorredores de bambu

O escorredor de pratos de bambu é uma opção bastante interessante. Higiênico, este tipo de madeira também tem propriedades autolimpantes e contra microrganismos.

Todavia, é necessário hidratar e limpar o escorredor de bambu de tempos em tempos para que ele mantenha suas propriedades intactas. Com isso, ocorre a nutrição de suas fibras.

Para fazer essa tarefa, conte com um óleo mineral. Passe-o sobre o escorredor de pratos de bambu limpo com auxílio de um pano macio, igualmente úmido.

Basta fazer isso de duas a três vezes por ano. Assim, o escorredor se manterá limpo e conservado por muito mais tempo.

Solução de água quente e vinagre branco

escorredor de pratos limpo
Deixe seu escorredor de pratos do YouTube

Outra solução para manter o escorredor de pratos limpo é feita por meio da receita de vinagre branco e água quente.

Misture-os dentro da pia fechada com tampa para ralo ou em uma bacia grande. Em seguida, mergulhe o escorredor e o deixe descansar ali.

Isso ajudará a eliminar manchas presentes no item. Também, eventuais maus odores também serão eliminados com esse truque especial.

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
creme de maionese tudo gostoso ana maria
biscoitinhos de Paçoca fácil simples
mini bolo de milho tudo gostoso receita
pinhão sem panela pressão ana maria simples