Como limpar sofá de couro escuro sem estragar nada e deixar cheiroso

Limpar seu sofá de couro escuro é importante para a sua saúde e conforto. Mesmo que ele não apresente sinais de sujeira, com o tempo acumula poeira e microrganismos.

Por isso, quando sua higienização é ignorada você corre grandes riscos de desenvolver alergias respiratórias e até mesmo na pele.

Na limpeza você precisa usar algumas técnicas específicas, que podem ou não incluir a aplicação de uma misturinha para limpar sofá.

Passo 1: Identifique o tipo de couro

Antes mesmo de começar a limpar qualquer tipo de sofá, verifique qual é o tipo de couro ali presente. Isso é importante para a determinação do método de limpeza adequado.

Existem diferentes tipos de couro, como couro natural e couro sintético. Cada um requer uma abordagem específica.

Além disso, verifique também se existem instruções específicas do fabricante para a limpeza. Por fim, se não conseguir encontrar dados, faça um teste em uma área discreta do sofá.

Assim, caso o método cause alguma reação, não afetará todo o estofado, mas apenas uma parte não visível. Por outro lado, se não o prejudicar, pode ser usado em todo o móvel.

Passo 2: Remova a poeira e sujeira superficial do sofá

Com um pano macio e seco, uma escova de cerdas suaves ou aspirador de pó, retire a sujeira superficial. Esse é o primeiro passo para limpar o sofá de couro escuro.

Passe o material escolhido em todas as áreas do sofá. Cantos e fendas não podem ficar de fora e se destacam como locais em que mais se acumulam poeiras.

Passo 3: Use um limpador suave sobre o couro

Escolha um limpador suave e compatível com o couro escuro do seu sofá. Aqueles com pH neutro são os mais indicados, como é o caso do detergente neutro.

Aplique-o com um pano levemente úmido ou uma esponja. Em seguida, retire o produto com um pano umedecido e bem torcido. Termine com um pano seco.

Passo 4: Hidrate o couro

Para finalizar, após limpar o sofá de couro escuro, hidrate o material. Isso mantém sua maciez e flexibilidade.

Para tanto, use um condicionador de couro, que você encontra em lojas de estofados. Aplique-o uniformemente sobre todo o sofá com auxílio de um pano limpo e macio.

Massageie o produto em movimentos circulares. Depois, deixe o móvel absorver o produto por alguns minutos. Então, remova o excesso com um pano seco.

Desse modo, garanta um sofá de couro escuro cheiroso, sem rachaduras ou ressecamento.

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
cookie de batom garoto simples fácil
Carne bovina Essa carne no forno com manteiga e alho incendeia o coração
Tempo 41m
Porção 5 carne no forno com manteiga e alho
crepioca de banoffe prática rápida
abacate para café da manhã é tudo gostoso