Temperos que equilibram o seu intestino e vão te fazer consumir menos açúcar e sal

temperos para consumir menos açúcar e sal

Existem diversos temperos que são acessíveis e são perfeitos para usar por quem quer consumir menos açúcar e sal no preparo dos alimentos.

Atualmente, o sal é um dos temperos mais presentes na culinária do Brasil. No entanto, há um excesso no consumo, trazendo malefícios para a saúde.

O açúcar, por sua vez, responsável por realçar os sabores doces dos pratos, quando consumido em excesso, pode trazer prejuízos para a saúde. E está associado a doenças como a diabetes, por exemplo.

Por isso, trouxemos algumas alternativas a seguir para que você consiga reduzir esse consumo, tornando sua alimentação muito mais saudável.

Conheça os temperos que vão te ajudar a consumir menos açúcar e sal

Encontrar temperos que ajudam a consumir menos açúcar e sal é importante para quem está em busca de maior qualidade de vida.

Alguns temperos já fazem parte do nosso cotidiano, mas nem sempre usamos todo o seu potencial. Conheça-os a seguir.

Alho

O alho é amplamente utilizado na culinária brasileira para temperar diversos tipos de pratos salgados.

No entanto, além de realçar o sabor dos alimentos, é um ótimo substituto do sal. Possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ajuda a reduzir a pressão arterial e melhora a saúde cardiovascular.

Além disso, você pode contar com ele como a estrela de um preparo, como por exemplo, na receita de repolho rasgado no alho ou no básico arroz refogado só com alho.

Você também pode usar o alho em pó, colocando as cascas no forno e deixando ficar bem sequinha, e depois triturar! Dessa forma, você vai conseguir usar também em preparos que necessitam de ingredientes em pó.

Cebola

Assim como o alho, é usado em diversos tipos de temperos, refogados e marinadas, sendo uma das melhores alternativas de temperos para consumir menos sal e açúcar.

Fortalece o sistema imunológico e é rica em antioxidantes que combatem os radicais livres.

Pode ser usada em molhos, caldos, feijão, arroz e como acompanhamento de carnes, frango e peixes, além de ser uma ótima adição à salada.

Cúrcuma

A cúrcuma, ou açafrão-da-terra, é conhecida por adicionar cor e sabor aos pratos. Suas propriedades nutricionais e medicinais fazem dela uma excelente opção para substituir o sal.

Ela é saborosa e um substituto perfeito para o sal, sem deixar que a comida fique sem sabor.

Além disso, você ainda pode preparar outros tipos de receitas usando-a, como a suco de abóbora e cúrcuma.

Mel

Por fim, temos o mel, que é um excelente substituto para o açúcar nos alimentos, principalmente no preparo de doces, sobremesas, tortas e vitaminas.

Ela deixa qualquer preparo muito mais saudável e gostoso! Mas, lembre-se que ele precisa ser o mel natural, sem adição de outros ingredientes.

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
Geladinho de limão receita
Doces e Sobremesas Geladinho de limão
Tempo 10m
Porção 4 Porções
Petit gateau sem trigo receita com aveia
Bolos e Tortas Petit gateau sem trigo
Tempo 22m
Porção 4 Porções
Batata no vapor fácil
Saudável Batata no vapor
Tempo 32m
Porção 3 Porções
Pão de queijo de batata doce crocante por fora
Lanches Pão de queijo de batata doce
Tempo 43m
Porção 4 Porções