6 receitas de São João que não faltam em São Luís e todo mundo ama

receitas de são joão

As festas de São João são destaques nas festividades desse mês de junho, e as receitas são o ponto alto do festejo, com diversos tipos de pratos, com sabores variados.

Embora existam festas juninas em todo o Brasil, as nordestinas se destacam. Elas são tradicionais e atraem milhões de turistas anualmente.

Dentre elas está a de São Luís, capital do Maranhão. A festividade com receitas de festa junina incríveis e fáceis de fazer que podem ser preparadas no conforto do seu lar.

1.Milho cozido

O milho verde cozido é um dos pratos mais tradicionais dentre as receitas de São João, inclusive do Maranhão.

Simples e delicioso, ele é um dos favoritos nas barracas das festas. O milho é servido quente, muitas vezes com manteiga derretida por cima, tornando-o ainda mais saboroso.

Também é possível grelhá-lo na churrasqueira para que traga um aroma defumado e especial. Caso queira, debulhe o milho para servi-lo em potinhos.

2.Curau de milho

Não faltam receitas de São João à base de milho, um dos principais ingredientes juninos. O curau é mais uma das delícias do cardápio que são feitas a partir deste grão.

O curau de milho verde é uma sobremesa cremosa que pode ser servida quente ou fria. Polvilhe canela em pó sobre ele para trazer um toque especial na finalização.

3.Paçoca de amendoim

A paçoca feita com amendoim é outro doce típico de junho. Essa receita de São João tem textura granulada e sabor doce.

É possível prepará-la de diferentes formas. Para quem quer fugir da versão tradicional, a paçoca cremosa é uma boa pedida.

4.Bolo de fubá com laranja

O bolo de fubá é outra representação do uso do milho nas receitas de São João. Ideal para se deliciar junto com um cafézinho fresco ou um chá nas festas.

Aliás, é possível inovar na receita. Por exemplo, ao preparar o bolo de fubá com laranja no liquidificador. Ou, então, ao adicionar à massa pedaços de goiabada ou erva doce.

5.Cocada

A cocada também faz parte das receitas juninas que estão presentes em todo o país. Ela é uma sobremesa irresistível e muito versátil.

A cocada preta é uma das favoritas entre os fãs deste quitute.

6.Quentão

No entanto, o quentão tradicional é a bebida clássica das festas de São João. Em São Luís, o preparo usa cachaça e especiarias, uma combinação sem igual e que ajuda a aquecer.

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
dadinho de tapioca low carb receita
Low Carb Dadinho de tapioca low carb
Tempo 33m
Porção 4 Porções
conchiglione recheado com queijo receita
Receita de beiju de massa puba: sequinho e prático de fazer
Tempo 25m
Porção 8 beiju de massa puba
cocada prestígio tudo gostoso com chocolate
Receita de cocada prestígio orgulho da família
Tempo 23m
Porção 12 Porções