Faça fácil: pirão de frango com farinha de milho sem complicação

Avalie esta receita aqui!
Sending
User Review
0 (0 votes)
pirão de frango com farinha de milho tudo gostoso
Tempo 33m
Porção 2 Porções
Nível Fácil

Receita de pirão de frango com farinha de milho direto da roça para a sua mesa. Esse é um dos pratos que deixam o coração da gente super quentinho, de tão gostoso e saboroso que é. Não leva muitos ingredientes e tem o modo de preparo descomplicado. 

Como fazer pirão de frango com farinha de milho?

Ingredientes
  • Check500 g de frango (pode ser peito ou coxas), cortado em pedaços
  • Check2 colheres de sopa de óleo ou azeite
  • Check1 cebola grande picada
  • Check2 dentes de alho picados
  • Check1 tomate grande picado
  • Check1 litro de água ou caldo de frango
  • CheckSal e pimenta-do-reino a gosto
  • Check1 xícara de farinha de milho
  • CheckCheiro-verde (salsa e cebolinha) picado a gosto
Modo de preparo
  • CheckPrepare o Frango: Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até que fiquem dourados. Adicione o frango e tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar até que o frango esteja dourado por todos os lados.
  • CheckCozinhe o Frango: Adicione o tomate picado e refogue até que comece a desmanchar. Acrescente a água ou o caldo de frango e deixe ferver. Reduza o fogo e deixe cozinhar até que o frango esteja completamente cozido e tenro.
  • CheckPrepare o Pirão: Retire o frango da panela e mantenha o caldo no fogo. Comece a adicionar a farinha de milho aos poucos, mexendo constantemente para evitar grumos. Continue a cozinhar, mexendo sempre, até que o pirão engrosse e atinja a consistência desejada.
  • CheckFinalize: Volte o frango para a panela com o pirão e misture bem. Ajuste o sal e a pimenta, se necessário, e adicione o cheiro-verde. Cozinhe por mais alguns minutos para que os sabores se integrem.
  • CheckSirva: Sirva o pirão de frango com farinha de milho quente, acompanhado de arroz branco ou uma salada fresca.
  • CheckEste prato é uma variação do tradicional pirão de mandioca, oferecendo uma textura diferente e um sabor suave proporcionado pela farinha de milho.

🙂 O MELHOR SABOR: pirão de feijão

Quem está de dieta pode comer pirão?

Pirão, tradicionalmente feito com farinha de mandioca e caldo de carne, peixe ou ave, é um acompanhamento bastante comum na culinária brasileira. Apesar de ser nutritivo, oferecendo energia principalmente na forma de carboidratos, o pirão pode ser considerado de alto teor calórico para aqueles em dietas restritivas de calorias. 

Para quem está de dieta, especialmente aquelas voltadas para a perda de peso, é importante consumir o pirão com moderação. 

pirão de frango com farinha de milho prático @cezarbelo
pirão de frango com farinha de milho @cezarbelo

Além disso, pode-se adaptar a receita para torná-la mais adequada: utilizar uma quantidade menor de farinha de mandioca ou substituí-la por uma versão mais integral, e preparar o caldo com menos gordura, optando por carnes magras e evitando o uso de óleos e gorduras adicionais. 

Assim, com ajustes, o pirão pode ser incluído em uma dieta equilibrada, satisfazendo o paladar sem comprometer os objetivos nutricionais.

Mais alguma dúvida de como preparar pirão de frango com farinha de milho?

 

Receita enviada por Jornalista (0007147/SC) e redatora SEO com experiência em diferentes empresas: Receitinhas, Yooper, Marfin, Petrosolgas, Diário Prime, Superprof, Tec Mobile, Hora de Codar e muito mais!
Você vai adorar nossas receitas!
Bolos e Tortas Bolo de macaxeira
Tempo 1h
Porção 12 Porções
cuscuz mole  fácil demais
Pratos típicos Cuscuz mole
Tempo 34m
Porção 3 Pessoas
arroz biro biro receita
Pratos típicos Arroz biro biro
Tempo 30m
Porção 8 Porções
salada de maionese para churrasco
Pratos típicos Salada de maionese para churrasco
Tempo 30m
Porção 10 Porção
Navegue pelas Categorias
Últimas do nosso Blog