6 pratos típicos da Bahia para fazer em casa hoje mesmo

pratos típicos da Bahia

A Bahia é um lugar encantador, rico em cultura e em pratos típicos deliciosos, que conquistam a todos.

Além das paisagens, que são de tirar o fôlego, a Bahia conta com pratos que são únicos, e cheios de significados que remetem à sua história e ancestralidade do seu povo.

Por isso, conheça a seguir quais são os principais pratos típicos da Bahia e escolha a sua receita para fazer hoje mesmo!

1.Acarajé

O acarajé é um dos principais símbolos da comida baiana, é um prato conhecido mundialmente e que carrega o nome da Bahia pelos quatro cantos do mundo.

Ele é um bolinho que pode ser recheado com vários acompanhamentos, incluindo o vatapá (que falaremos na sequência).

A massa é bem simples de fazer, você vai usar feijão fradinho, água, cebola, sal e azeite de dendê para fazer a fritura.

2.Vatapá

Já o vatapá, é um dos pratos típicos da Bahia mais conhecidos, ele pode ser preparado para acompanhar o acarajé ou para comer sozinho.

O preparo leva pães franceses, leite de coco, água, camarão seco, água, cebola, castanha de caju, amendoim torrado, gengibre, azeite de dendê e sal.

Adicionalmente, uma pimenta é uma excelente ideia para acompanhar o vatapá na hora de servir! O famoso “quente” ou “frio”, em relação à quantidade de pimenta.

3.Moqueca baiana

Já a moqueca baiana de peixe é um prato delicioso, muito bem servido e bem fácil de fazer!

Dessa forma, para o preparo, use postas de peixe, tomate, cebola, coentro, pimentão vermelho e amarelo, azeite de dendê e de oliva, limão, leite de coco, alho, sal, salsinha e camarão fresco.

4.Bobó de camarão

Ainda falando sobre frutos-do-mar, um dos mais saborosos pratos típicos da Bahia é o bobó de camarão.

A base é feita com mandioca picada, e depois é colocado camarões, água, caldo de legumes, cebola, pimentão, alho, leite de coco, extrato de tomate, azeite de oliva e de dendê, coentro e sal a gosto.

Adicionalmente, a pimenta é um excelente complemento para o prato! Coloque a sua preferida, e não exagere (caso não goste).

5.Caruru

O caruru é um prato nordestino muito famoso, mas que nasceu na Bahia! Atualmente, ele conta com várias versões!

No entanto, a original é preparada com quiabo, cebola, gengibre, alho, camarão seco, castanha, azeite de dendê, água e suco de limão.

6.Mungunzá com paçoca

Por fim, fechando com chave de ouro, trouxemos uma opção prato típico doce para servir como sobremesa ou até mesmo entre uma refeição e outra, no lanche da tarde, por exemplo.

Estamos falando do mungunzá com paçoca. No entanto, para o preparo, use mungunzá, farelo de paçoca, leite condensado, leite quente, açúcar e canela em pau.

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
dadinho de tapioca low carb receita
Low Carb Dadinho de tapioca low carb
Tempo 33m
Porção 4 Porções
conchiglione recheado com queijo receita
Receita de beiju de massa puba: sequinho e prático de fazer
Tempo 25m
Porção 8 beiju de massa puba
cocada prestígio tudo gostoso com chocolate
Receita de cocada prestígio orgulho da família
Tempo 23m
Porção 12 Porções