O mungunzá mais cremoso do São João: REVELAMOS RECEITA AQUI

mungunzá cremoso

Mais um junho chegou e, com ele, as festividades juninas! Elas carregam muita tradição, inclusive em pratos. Um dos que faz sucesso nesta época é o mungunzá cremoso.

Ele é um preparo feito de milho. Sua aparência e textura são semelhantes a de um mingau. Por isso, é visto geralmente como uma das receitas de festas juninas reconfortantes.

Para que ele apresente a textura e sabor correto é necessário seguir uma boa receita. Somente um preparo de qualidade poderá oferecer a cremosidade esperada.

Qual o segredo do mungunzá cremoso?

O ideal é que as receitas de mungunzá para festas juninas se apresentem lisinhas, sem aquela textura áspera.

Para isso há um segredinho especial: paciência! Você precisa cozinhar o milho em fogo baixo, por tempo suficiente. Isso é fundamental para a cremosidade do prato.

Além disso, o tipo de milho também influencia. Ao comprá-lo, dê preferência ao branco. Ele também é conhecido como “milho canjica” e garante uma textura mais delicada.

Como escolher o milho para fazer o mungunzá?

O milho do seu munguzá faz toda a diferença no sabor e na textura da receita. Por isso, preste atenção na hora de escolhê-lo.

Observe se os grãos estão brilhantes e com cor uniforme. Evite aqueles que apresentem manchas escuras ou aspecto quebradiço.

Por melhor que seja a qualidade do milho escolhido, certifique-se de deixá-lo de molho. Isso ajuda no cozimento uniforme e mais rápido.

Quanto tempo o mungunzá precisa descansar?

Deixar o mungunzá descansar após o cozimento faz toda a diferença no sabor e na cremosidade.

O ideal é deixá-lo na panela por pelo menos 30 minutos. Abafe-o com uma tampa durante este período.

Com isso, você ajuda os grãos a terminarem de absorver o líquido. Assim, os sabores se intensificam no seu mungunzá cremoso.

Como dar um toque especial de sabor no mungunzá?

Incrementar o sabor do mungunzá com doce de leite cremoso é mais fácil do que se imagina. Uma das opções é adicionar especiarias no cozimento, como canela em pau, cravo e anis estrelado.

Para quem gosta de um toque agridoce, uma boa alternativa é adicionar coco ralado fresco e leite de coco. Faça isso na finalização do preparo.

É possível fazer mungunzá cremoso vegano?

Sim! Quem não come produtos de origem animal não precisa ficar de fora do arraiá. O mungunzá cremoso é uma das tantas receitas que permite adaptações.

Substitua o leite integral tradicional por leite de coco, bebida de amêndoa ou outro leite vegetal.

Ao finalizar, prefira açúcar de coco ou outro adoçante natural ao invés de leite condensado.

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
Geladinho de limão receita
Doces e Sobremesas Geladinho de limão
Tempo 10m
Porção 4 Porções
Petit gateau sem trigo receita com aveia
Bolos e Tortas Petit gateau sem trigo
Tempo 22m
Porção 4 Porções
Batata no vapor fácil
Saudável Batata no vapor
Tempo 32m
Porção 3 Porções
Pão de queijo de batata doce crocante por fora
Lanches Pão de queijo de batata doce
Tempo 43m
Porção 4 Porções