Como usar cogumelos em casa + receitas para fazer hoje

receitas de cogumelos

Receitas de cogumelo são ótimas! Ssão deliciosos e você pode prepara-los de diversas formas e em vários tipos de receitas.

Desde entradinhas até pratos mais sofisticados, eles possuem um preparo simples, uma aparência diferente, porém são muito saborosos.

Para os vegetarianos, é uma forma de incrementar o preparo de diversos pratos, pois em alguns preparos, ele substitui a carne animal.

Como posso comer cogumelos?

Existem várias formas de comer cogumelos, a forma mais comum é o consumo cozido ou assado, que pode ser na panela ou no forno.

No entanto, dependendo do tipo do cogumelo, também é possível consumir cru, como o cogumelo Paris e o Champignon. 

Quais são os tipos de cogumelos que pode ser consumido em casa?

Atualmente, existem 6 tipos de cogumelos que são comestíveis e você pode consumir na sua casa. Confira a seguir quais são.

Cantarelo

O cogumelo Cantarelo conta com uma coloração amarela bem presente. Possui um aroma floral e seu uso é comum em receitas de alta gastronomia.

Portobello

Já o cogumelo Portobello é um velho conhecido dos brasileiros, presente em diversos tipos de receitas. Seu formato é parecido com o Champignon.

Champignon

No entanto, para os brasileiros, o mais famoso e mais procurado é o cogumelo Champignon, presença obrigatória em pratos como o strogonoff de carne, por exemplo.

Hiratake

Apesar de não ser tão popular no Brasil, o cogumelo Hiratake é um dos mais consumidos em todo o mundo, possui várias cores e pode chegar até 10cm.

Shimeji

No entanto, o cogumelo Shimeji é muito tradicional na culinária oriental, e aos poucos está sendo inserido na culinária nacional. Conta com poucas calorias, e é muito nutritivo.

Shitake

Por fim, temos o cogumelo Shitake, oriundo da culinária oriental, com um sabor mais forte e uma coloração mais escura. Usado em caldos, molhos e refogados.

Melhores receitas de cogumelos para fazer em casa

Agora que você já conhece os tipos de cogumelos e como usar em casa, veja algumas receitas deliciosas para você preparar com eles a seguir.

1.Hamburguer de tofu e Shitake

O hambúrguer de tofu e Shitake é uma opção deliciosa, pouco calórica e muito nutritiva para você preparar em casa!

2.Sopa de cogumelos Shimeji, batata e cenoura

E nos dias frios, você pode preparar uma sopa de cogumelos Shimeji, batata e cenoura. Caso queira, incremente com alguma proteína da sua escolha.

3.Omelete com cogumelos e queijo

No entanto, a omelete com cogumelos e queijo é um prato simples, nutritivo, prático e muito saboroso.

4.Bruschetta de cogumelos Paris

Procurando por um lanchinho diferente ou uma entrada para uma reunião com amigos, a bruschetta de cogumelos Paris é uma excelente ideia.

5.Risoto de cogumelos

Por fim, o risoto de cogumelos, que é um prato clássico, pode ser preparado para o almoço ou jantar (fica delicioso).

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
Geladinho de limão receita
Doces e Sobremesas Geladinho de limão
Tempo 10m
Porção 4 Porções
Petit gateau sem trigo receita com aveia
Bolos e Tortas Petit gateau sem trigo
Tempo 22m
Porção 4 Porções
Batata no vapor fácil
Saudável Batata no vapor
Tempo 32m
Porção 3 Porções
Pão de queijo de batata doce crocante por fora
Lanches Pão de queijo de batata doce
Tempo 43m
Porção 4 Porções