Como saber se o bolo de milho está estragado: CUIDADO!

bolo de milho estragado

O bolo de milho está presente na maioria das comemorações das festas juninas, mas é preciso ter cuidado para não consumir o bolo estragado.

Mas, como saber se o bolo está como deveria estar? Ou seja, com o sabor e texturas normais, com aquele gostinho de milho? Veja a seguir!

Veja como está a cor da massa

O bolo de milho tem uma cor muito característica, bem amarelinho. Mesmo se for de espiga fresca, a coloração ainda será amarelinha, porém um pouco mais claro.

Na massa do bolo de milho de espiga, por exemplo, veja se existe o aparecimento de manchinhas, que pode ser brancas ou mais escuras.

Caso esteja com pintinhas brancas, ele está no primeiro estágio do mofo. Mas, pode ser mais difícil de perceber. Por isso, atente-se!

No entanto, se observar pintinhas mais escuras, ele já está no segundo estágio de mofo, onde as pintinhas podem ser marrons ou cinzas.

Nesse caso, não é seguro consumir, pois pode causar intoxicação alimentar.

Verifique se houve uma mudança na textura do bolo

Mesmo na receita de bolo de milho cremoso, a textura da massa quando acaba de sair do forno é bem macia e fofinha.

No entanto, quando ele vai para a geladeira, sua textura fica um pouco mais firme, mas ainda sim, sentimos a mesma textura de bolo fresco.

Contudo, com o passar dos dias, ele começa a ter uma mudança na textura, parecendo um bolo solado. Isso acontece porque a farinha acaba fermentando.

Confira se o bolo não formou uma “babinha” no fundo da vasilha

Essa “babinha” é conhecida por muitos como “teia de aranha”, que quando a massa começa a soltar uma “baba” no meio do bolo, acumulando no fundo da vasilha.

Isso acontece em massas em que existe um uso maior de produtos lácteos, como a receita de bolo de milho com leite condensado e queijo.

Analise o sabor do bolo

O bolo de milho tem um sabor bem característico, com o milho bem marcante e mais alguns sabores, como o coco ou o fubá, em algumas receitas.

Por isso, se você não perceber nenhum dos sinais que citamos acima, você pode provar o bolo caso tenha alguma suspeita.

Dessa forma, se ele apresentar amargor ou um sabor de azedo, que não é característico do preparo, fique atento e não consuma, pois ele pode estar estragado.

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
Gelatina de café tudo gostoso
Doces e Sobremesas Gelatina de café
Tempo 12m
Porção 6 Porções
Leite do mamão receita fácil
Receitas Fáceis Leite do mamão
Tempo 33m
Porção 2 Porções
Maionese tradicional receita com ovo e óleo